Você está visualizando atualmente Como se destacar no desenvolvimento de produtos

Como se destacar no desenvolvimento de produtos

Para desenvolver um produto é necessário que a comunicação entre as áreas da qualidade, da engenharia, do comercial, do financeiro, do site, do marketing, da produção, da logística, entre outras, deve fluir sem ruídos.

O processo de desenvolvimento de produtos descreve as seis etapas necessárias para levar um produto do conceito inicial ao lançamento final no mercado. Incluindo também identificar uma necessidade de mercado, sondar a concorrência, idealizar uma solução, desenvolver um roteiro do produto e construir um Produto viável mínimo (MVP, na sigla inglesa).

Podemos citar as seis etapas que um produto passa, de acordo com um estudo realizado pela Asana: 

  1. Concepção da ideia (ideação)

A ideação é o momento de tirar sua ideia do papel. É necessário compreender e investigar quais as necessidades e desejos que os clientes em potencial estão buscando, com a finalidade de identificar quais suas dores, para conseguir mostrar e solucionar essa dor identificada por você.

  • Definição do produto

É o momento para definir o produto, o que também se conhece como definição de escopo ou desenvolvimento de conceito. Esta fase se concentra no refinamento da estratégia de produto.

  • Prototipagem

No momento do estágio de prototipagem, a sua equipe deverá realizar pesquisas e documentar exaustivamente o produto, criando um plano de negócios detalhado e construindo o conceito. 

Estes protótipos em fase inicial podem ser tão simples como um desenho ou uma renderização computacional mais complexa do design inicial. Estes protótipos ajudam a identificar as áreas de risco antes da criação do produto.

  • Design inicial

Durante a fase do design inicial, os participantes do projeto trabalham juntos para produzir um modelo do produto com base no protótipo do MVP. O design deve levar em consideração o público-alvo e complementar as funções principais do seu produto. 

Um design de produto bem-sucedido pode passar por várias versões até ganhar a forma certa, e pode ser necessário o contato com os distribuidores a fim de obter os materiais necessários. 

  • Validação e testes 

Para a comercialização de um novo produto, é necessário primeiro validá-lo e testá-lo. Isto garante que cada parte do produto (do desenvolvimento ao marketing) esteja funcionando de modo eficaz antes de ele ser lançado para o público.

  • Comercialização

Este é o momento de comercializar o seu conceito. Isso implica lançar o seu produto e incluí-lo no seu website.  Você já finalizou o design e testou a qualidade do desenvolvimento e da estratégia de marketing; agora, você deve estar confiante na sua iteração final e a postos para produzir o seu produto final.

Fique ligado em nossas dicas acessando nosso site! 

Fontes: https://asana.com/pt/resources/product-development-process

Deixe um comentário